top of page
eye4.jpeg

LENTES DE CONTATO

As Lentes de Contato são pequenos discos de polímeros especiais usados para corrigir a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo, a presbiopia e também para o tratamento de ceratocone. Além de contribuir para uma melhor visão, existem alguns modelos que podem proporcionar um novo visual, fazendo com que os olhos pareçam ter outra cor. 

O uso de Lentes de Contato é algo que exige cuidados específicos. Por isso, antes de prescrever as lentes de contato, o médico oftalmologista avalia o perfil do paciente, mede o grau de refração e a curvatura da córnea, analisa o filme lacrimal e detecta possíveis casos de infecção, como blefarite ou conjuntivites, por exemplo. 

Qualquer descuido com a higiene das Lentes de Contato pode ocasionar irritação ocular, conjuntivite alérgica, úlcera de córnea ou, até mesmo, cegueira. Higienizar corretamente as lentes de contato e seguir o prazo de validade é fundamental para a saúde ocular. 

A indicação de Lentes de Contato é um ato médico e só pode ser feita pelo oftalmologista (ato médico não se realiza em balcão de ótica).  Elas devem obedecer ao perfil topográfico da córnea e apresentar boa centralização e mobilidade adequada com o piscar dos olhos, pois lentes apertadas impedem a oxigenação da córnea, provocando morte das células e deformação.

Lembre-se: Essas informações visam esclarecer o público e não substitui a avaliação de um médico oftalmologista, que é o único profissional capacitado para realizar um diagnóstico preciso e indicar o tratamento adequado para cada caso. Portanto, não pratique a automedicação e procure sempre o seu médico.

bottom of page