top of page
INÍCIO
eye3.jpeg

CÓRNEA

A Córnea é uma camada transparente, em forma de cúpula, localizada na parte externa do olho. Além da função de proteção, agindo como uma barreira contra a sujeira, germes e outras partículas, a Córnea é responsável pela formação do foco na Retina – de 65% a 75% do foco da visão é proveniente da Córnea.

 

Composta por proteínas e fluídos, a Córnea parece frágil, mas é quase tão dura quanto uma unha. Entretanto, é sensível ao toque. Doenças ou danos à Córnea podem causar dor, lacrimejamento e diminuição considerável da acuidade visual.

Principais problemas que atingem a Córnea:

Ceratite Pontilhada Superficial

São minúsculas lesões na superfície da córnea, que podem ser classificadas como leve, moderada ou grave. Podem estar relacionadas com conjuntivites, blefarites (infeções das pálpebras), reações alérgicas, toxicidade a medicamentos, olho seco e utilização excessiva de lentes de contato. Sintomas: sensação de "cisco" no olho, aversão à luz (fotofobia) e embaçamento visual

Úlcera de Córnea

Lesão afetando camadas mais profundas da córnea, que pode ser provocada por trauma ou infecção (viral, bacteriana, fúngica). Sintomas: sensação de "cisco" no olho, sensibilidade à luz (fotofobia), lacrimejamento e dor. O diagnóstico precoce e tratamento adequado são fundamentais para evitar a propagação da infecção e complicações graves, com risco de perda visual irreversível. Em casos refratários (resistentes) ao tratamento clínico ou risco de perfuração ocular pode ser necessário o transplante de córnea.

Ceratocone

Alteração progressiva no formato da córnea, fazendo com que ela fique mais fina e abaulada (formato de cone). De etiologia genética (origem familiar), acomete os dois olhos de forma assimétrica; ou seja, em um olho pode estar no início, no outro, avançado. O principal sintoma é a piora da visão, associada a presença de miopia e astigmatismo progressivos. De acordo com o estágio da doença, a prescrição de óculos e lentes de contato podem ser suficientes. Em casos mais avançados os procedimentos cirúrgicos, como implante de Anel Intra-estromal e Transplante de Córnea, podem ser indicados. O diagnóstico normalmente é feito na adolescência, quando ocorre maior progressão da doença. Além disso, o diagnóstico precoce do Ceratocone é muito importante, pois, com o controle da alergia ocular (evitar coçar os olhos) e a indicação de procedimentos que aumentam a rigidez da Córnea (Crosslinking), conseguimos evitar a progressão da doença.

Lembre-se: Essas informações visam esclarecer o público e não substitui a avaliação de um médico oftalmologista, que é o único profissional capacitado para realizar um diagnóstico preciso e indicar o tratamento adequado para cada caso. Portanto, não pratique a automedicação e procure sempre o seu médico.

bottom of page